terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Outros truques legais para Calopsitas

1° - Identificar cores:
primeiro você deve descobrir pelo quê ela tem atração, e nunca colocar junto aos objetos (a minha tinha atração por coisas brilhantes, especialmente coisas douradas e também gostava de coisas com "superfícies arredondadas").
Depois, pegue dois objetos de duas cores diferentes ex: amarelo e verde. Aponte para o objeto amarelo e diga várias vezes pausadamente AMARELO! E a mesma coisa para o verde, só que dizendo VERDE! Daí fala "*nome da calopsita*, o verde!" e aponte para o objeto verde. Vai demorar um pouco até la escolher o objeto certo, e sempre que ela fazer certo (bicar o objeto verde) faça alguma coisa que ela gosta ou dê alguma coisa que ela gosta como recompensa. Faça isso com o amarelo também, e mude de objeto, desde que tenham exatamente a mesma cor e repita o processo (para ela associar "verde" à cor, não ao objeto). Com o tempo, ensine mais cores.

2° - Andar de cavalinho
Pegue um brinquedo de cavalo que a sua calopsita consiga se equilibrar (fica bem legal ensinar o truque naqueles cavalinhos que andam) e que tenha uma rédea, se não tiver uma rédea no brinquedo, faça uma com barbante. também dá para tentar fazer com uma mini-carruagem que ande, se você achar. Mas primeiro, ensine em um brinquedo que não ande. Diga "anda de cavalinho" e entregue a rédea na boca dela, se ela pegar, use o método da recompensa, se ela não pegar, repita até ela pegar, mas não freneticamente tipo "anda de cavalinho, anda de cavalinho, anda de cavalinho...", fale e espere um pouco, e continue até ela fazer automáticamente xD
Se ela pegar e balançar a cabeça, melhor ainda :D
Então repita a mesma coisa em um cavalinho que ande (ou carruagem), daí mande ela andar de cavalinho e ligue o brinquedo.

E outros que eu vi na internet:

Cantar:

Coloque para tocar um CD que ensine calopsita a cantar (tem para vender) ou um com aquelas músicas infantis tipo ciranda cirandinha ou o sapo não lava o pé, e bote para tocar várias vezes. Também experimente você mesma cantar para ela, mas saiba que demora bastante para as calopsitas aprenderem... É melhor começar desde agora, e um truque de cada vez.

Colocar a bolinha no cesto:
Coloque uma bolinha e um cestinho. Dentro do cesto, coloque um petisco, tipo uma fruta ou um pedaço de bolacha de maisena (maisena com z é uma marca). Aponte para a bolinha dizendo "pega a bolinha!", isso vai chamar a atenção dela, e ela vai tentar pegar na boca. Depois mostre para ela, do jeito que for preciso (até pegando-a na mão xD) o que tem dentro do cesto enquanto fala "Agora guarda!". Ela vai soltar a bolinha para pegar a bolacha. Daí repita isso várias vezes até ela fazer apenas com o comando vocal, daí não precisa mais de bolacha.

Túnel:
Faça um túnel de papel, coloque no final algum petisco. Coloque-a na frente do túnel e fale "Túnel!", quando ela ver o petisco do outro lado, vai ir pegar. Faça isso até ela obedecer ao comando vocal.

Giro.
Fale "Giro!" depois gire um petisco em torno dela fazendo-a girar, e depois dê a ela. Faça isso até ela obedecer ao comando vocal.





Dançar:
Mexa um só dedo para cima e para baixo com a ponta virada para ela enquanto canta alguma música. Quando ela mexer a cabeça seguindo a ponta do dedo, dê um petisco. Faça isso até ela começar a dançar assim que ouvir a música.

Tchau:
Diga tchau e depois coloque um pézinho dela na sua mão, e faça ela simplesmente por o pé para cima depois solte. Mas não esqueça do petisco. Faça isso até ela obedecer simplesmente com a fala